segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Compressão com perdas de dados

Um método de compressão de dados é dito com perda quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet. Opõe-se à compressão sem perda de dados.
A compressão com perda de dados é normalmente usada em som, imagens e vídeo/animação. 

A razão de compressão:  
  • O som pode ser comprimido a uma razão de 10:1, sem perda muito notável de qualidade
  • O vídeo pode ser comprimido a uma razão 300:1.
  • As imagens fixas são normalmente comprimidas a uma razão de 10:1 a qualidade é bastante afetada, optando-se normalmente por uma razão menor, 2:1, por exemplo.


Compressão sem perda de dados

O termo compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original (antes de ser comprimida), em oposição à compressão com perda de dados.


A vantagem dos métodos de compressão com perda de dados sobre os sem perda de dados é que normalmente consegue-se um ficheiro comprimido de menor dimensão, mantendo, no entanto, uma qualidade mínima em relação ao original, conforme o objectivo que se pretende.



- Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:







- Formatos de ficheiros de imagem vetorial:



 


Sem comentários:

Enviar um comentário